A importância na prevenção e combate a incêndios de prédios novos e antigos

Laboratório do IB da Unesp Rio Claro ficou destruído após incêndio — Foto: Reprodução/EPTV
Laboratório do IB da Unesp Rio Claro ficou destruído após incêndio — Foto: Reprodução/EPTV

Na última quinta feira (01/09/2022) Unesp Rio Claro sofreu com um incêndio, coleção didática de zoologia iniciada na década de 1960 foi consumida pelas chamas que demoraram 4 horas para serem controladas.

Você pode acompanhar a matéria na integra acessando este link:
https://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2022/09/01/perda-inestimavel-lamenta-diretor-da-unesp-rio-claro-apos-destruicao-causada-por-incendio-em-instituto-de-biociencias.ghtml

Os trágicos eventos nos fazem refletir sobre a importância da prevenção e combate a incêndios e como esses cuidados podem salvar vidas e patrimônios. Sistemas de prevenção, que além do alarme e detecção de incêndio, também incluem sinalizações de rotas de fuga, iluminação, extintores e hidrantes, portas corta fogo, etc., são quesitos legais que devem ser cumpridos. Porém, trabalhar na prevenção, na segurança dos ocupantes de imóveis, clientes, moradores e visitantes, mesmo em áreas ou em imóveis que não sejam obrigatórios, traz inúmeros benefícios.

Atuar preventivamente não custa caro e pode ser um processo simples: assim como nos prevenimos em questão de segurança, podemos tornar ambientes mais protegidos com um sistema preventivo de incêndios que deve ser encarado como um benefício e não como um gasto obrigatório ou até mesmo desnecessário.

Prédios, tanto residenciais quanto empresarias, podem se tornar mais seguros com um sistema de alarme e detecção de incêndio. Mesmo que o detector de fumaça não seja obrigatório nos halls internos dos andares em alguns tipos de edifícios, sua presença indicará com rapidez a existência de um problema e diminuirá seus efeitos. Prédios mais novos já trazem esses dispositivos, porém eles podem ser instalados em imóveis mais antigos de forma prática, rápida e com baixo custo. Detectores de fumaça endereçáveis produzidos com base nas normas vigentes da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) são financeiramente acessíveis.

Outra forma de aumentar a segurança dos ocupantes de imóveis, visitantes de museus, estudantes de escolas e universidades, etc., é manter o ambiente com iluminação de emergência com sua manutenção em dia, o que também inclui rotas de fuga bem sinalizadas. Atualmente, existem vários produtos disponíveis, de alta qualidade e de fácil instalação – plug and play- basta ter uma tomada e conectar o equipamento. Uma boa dica para síndicos e administradores prediais é convidar uma revenda de confiança para visitar o imóvel e verificar qual central de alarme de incêndio pode ser utilizada: existem equipamentos confiáveis e econômicos, com poucos pontos de detecção ideais para ambientes menores, como prédios baixos, pequenas e médias empresas, com menor complexidade em caso de sinistro.

Desastres como esse onde perdemos uma coleção didática de zoologia, iniciada na década de 60, com animais vertebrados e invertebrados, podem e devem ser evitados: ambientes mais seguros e devidamente habilitados para funcionar com itens fundamentais na prevenção e combate a incêndios trarão inúmeros benfeitorias para todos, além de salvar vidas e patrimônio históricos de valor incalculáveis.

Nós da R3S somos a empresa ideal para proporcionar um ambiente mais seguro para seu negócio ou seu patrimônio, e temos experiencia nessa área de prevenção e combate a incêndios, em caso de duvidas sobre este assunto estamos prontos para te atender e ficaremos muito felizes com o seu contato!

Este site está em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.