Entradas com controle de acesso oferecem ambientes universitários mais seguros

Uma das primeiras ações a serem feitas é garantir que haja processos e equipamentos para criar entradas com controle de acesso seguro em todo o campus.

Os pontos de entrada nas faculdades devem ter uma abordagem pela qual os visitantes e os alunos passem por uma triagem. Esse local geralmente é uma entrada principal que é facilmente vista e supervisionada por um membro da equipe de segurança que pode controlar quem pode e quem não pode entrar no prédio.

No mínimo, esse ponto de entrada deve ser facilmente visto e claramente marcado com sinalização descrevendo as próximas etapas, incluindo instruções para um local de gerenciamento de visitantes, como o escritório principal, onde um membro da equipe pode executar as etapas para registrar adequadamente o visitante.

O gerenciamento de visitantes ajuda a garantir um espaço seguro

Por várias razões, é importante que essas instituições de ensino criem um processo de ponto único de entrada, ou que todos os pontos de entrada tenham controle de acesso.

Há também, ocasionalmente, intrusos indesejados que estão tentando obter acesso e que não têm autorização de entrada. Por esta razão, é recomendado que toda forma de entrada seja controlada, além de uma trilha de auditoria para manter um registro de quem entrou no prédio ou campus universitário, para que finalidade e quanto tempo durou sua permanência.

O processo de gestão de visitantes pode variar de universidade para universidade, dependendo da planta baixa do edifício/campus. A tecnologia existe para ajudar em quase todas as etapas do processo, mas no mínimo esse processo deve conter os seguintes componentes:

  • Uma entrada principal claramente marcada perto do escritório principal que aceitará e selecionará visitantes.
  • Todas as portas, incluindo a entrada principal, devem estar sempre trancadas até que o acesso seja concedido.
  • Neste ponto, o membro da equipe de segurança ou triagem precisa decidir se permite o acesso ao visitante.
  • Um treinamento deve ser realizado para todos os funcionários sobre o processo de triagem de visitantes, definindo claramente quem deve ser autorizado a entrar no prédio e para qual finalidade. 
  • Uma vez que o visitante esteja no escritório principal, deve ocorrer um procedimento de entrada adequado. A identificação deve ser fornecida e seu nome e propósito para a visita devem ser registrados. Quando eles saem, um horário de saída também deve ser registrado.
  • Um crachá de visitante deve ser entregue e usado claramente visível, com instruções fornecidas descrevendo onde esse visitante deve estar na universidade com base em seu propósito de frequentar o campus durante sua visita.

Controle de acesso flexível e seguro

É importante garantir que o sistema de controle de acesso implementado tenha em sua programação ações flexíveis a determinadas pessoas, sendo programado para funcionar em horários que se adequem às necessidades específicas de cada local.

Isso permite que as universidades ofereçam acesso ilimitado aos administradores e reitores, acesso limitado ao pessoal responsável pela infraestrutura crítica ou ativos de alto valor e acesso do aluno/professor a áreas relevantes do campus quando necessário. Isso não apenas melhora a segurança durante o dia universitário regular, mas também fornece o mesmo nível de proteção para outras atividades da comunidade.

Os modernos sistemas de controle de acesso baseados em IP podem ser configurados para emitir um alarme caso uma porta seja mantida aberta. Também deve ser capaz de operar perfeitamente em harmonia com os dispositivos de intercomunicação e com o sistema de vigilância por vídeo.

Quando usado em combinação com análises incorporadas a câmeras de vídeo instaladas perto das entradas, os funcionários da universidade podem ser alertados sobre vadiagem ou outras atividades suspeitas. Isso os capacita a adotar uma abordagem proativa à segurança, automatizando a entrada para aqueles que deveriam estar lá e respondendo rapidamente àqueles que não deveriam.


Case de Sucesso R3S

Conheça nosso case de sucesso, na Faculdade Belas Artes – Cidade Jardim, onde a solução de controle de acesso

foi implementado garantindo mais segurança e proteção para todo corpo docente, alunos e visitantes.

Este site está em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.