Entenda como agem os ladrões que invadem condomínios e como se prevenir

Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, o mês de julho de 2022 bateu o recorde de roubos a residência, sendo responsável por 2,58% dos boletins de ocorrências registrados no estado. É a maior porcentagem dos últimos quatro anos.

Os criminosos agem de três maneiras nos condomínios: arrastão, roubo ou furto.

  • O arrastão geralmente é realizado por uma quadrilha que invade o complexo após receber informações ou acessos privilegiados, seja de outro morador, funcionários do prédio, etc.
  • O roubo costuma ser feito por uma dupla de bandidos, que invadem o edifício e usam a violência para render os moradores.
  • Já o furto é a modalidade mais utilizada pelos criminosos. Para conseguir acesso ao condomínio, o bandido se passa por um morador e se direciona ao apartamento previamente selecionado ou sai tocando a campainha das unidades até encontrar uma em que o morador não está no momento. Essa pessoa rouba os pertences e sai livre pela porta da frente.

 

O modus operandi dos criminosos estão cada vez mais sofisticados. Eles se aproveitam das falhas do porteiro para “pegar carona” com um morador que já está entrando no prédio ou ainda se veste bem e tenta acessar o portão fingindo estar falando ao telefone. Por desatenção, falta de treinamento ou ainda excesso de atividades, o porteiro acaba liberando, sem saber que está deixando um assaltante entrar no edifício. Esses crimes normalmente acontecem em horário comercial, quando as pessoas estão fora de casa trabalhando, e toda a ação é feita da maneira mais discreta possível. 

Uma das principais formas de eliminar esse tipo de crime é reforçando a segurança e mudando o sistema de liberação de moradores, visitantes e prestadores de serviço, buscando aliar as tecnologias como por exemplo implementando os seguintes sistemas:

  • Sistema de reconhecimento facial; (saiba mais)
  • Eclusas com controle de acesso e sistema de reconhecimento facial; (saiba mais)
  • Sistema de monitoramento (cftv); (saiba mais)
  • Sistema de gestão de condomínio e visitantes;
  • Nobreaks.

 

O sistema de reconhecimento facial

Possibilitam reconhecimento facial rápido e preciso, diminuindo o tempo que um condômino fica na portaria esperando ser liberada sua entrada, com isso os ladrões têm pouco tempo para realizar uma abordagem e render o condômino.

 

 

 

 

Eclusas com controle de acesso e sistema de reconhecimento facial

Este sistema consiste em controle de acesso que utiliza duas barreiras podendo ser: portões, cancelas, portas etc. A Eclusa torna o acesso de pessoas e veículos a um determinado ambiente mais seguro e geralmente são necessários mais de um tipo de sistemas de autenticação, sendo o reconhecimento facial uma delas.

 

 

 

Sistema de monitoramento (cftv)

cftvO sistema de monitoramento deve contemplar não só as áreas comuns do prédio como também a entrada e saída do mesmo. Pode não parecer, mas contar com câmeras de segurança podem inibir algumas ações indesejadas de pessoas más intencionadas. Além de fazer o registro de possíveis ocorrências.

 

 

 

 

Sistema de gestão de condomínio e visitantes

Um sistema de gestão de condomínio e visitantes hoje, pode estar na palma da mão dos síndicos e dos condôminos através de aplicativos. Esses aplicativos além de trazer essa gestão pode trazer também segurança, onde os visitantes são registrados antes das visitas, recebem um QR Code criptografado e intransferível, os visitantes só poderão entrar mediante a esse registro.

 

 

 

Nobreaks

Os sistemas de segurança de um condomínio devem passar por nobreaks que em eventuais quedas de energia ou até mesmo ações de criminosos, poderão garantir por algum tempo o funcionamento dos sistemas cruciais de segurança, como o controle de acesso ou no mínimo as câmeras de segurança que poderão continuar registrando todas as atividades.

 

 

 


SOLUÇÃO R3S

Se você tem interesse em tornar seu condomínio residencial ou comercial mais seguro,  nós da R3S podemos oferecer para nossos clientes estas soluções!
Para saber mais detalhes entre em contato conosco, é só clicar no botão  de WhatsApp e falar com nosso time comercial ou preencher nosso formulário de contato e um dos nossos consultores entrará em contato com você!

Este site está em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.